Por Camila Dutra
As pessoas têm hoje uma expectativa de vida cada vez mais longa, e sempre buscam usufruir disso vivendo bem, independente da faixa etária.
Assim, pensando na Odontologia, é importante dizer que todos os tratamentos existentes podem e devem ser oferecidos também aos idosos, para que eles tenham uma saúde bucal perfeita – até por motivos de saúde geral.
É que já se sabe – e cada vez mais se comprova mais – que que muitas doenças, como por exemplo as cardiovasculares e a diabetes, podem evoluir para quadros mais graves caso o paciente sofra também de alguma doença bucal. E elas, por sua vez, podem trazer prejuízos para a saúde bucal – gerando assim um ciclo que requer atenção redobrada tanto dos médicos quanto dos profissionais de odontologia.
Igualmente importante é dedicar um cuidado muito especial aos pacientes da terceira idade, de forma que eles possam fazer o tratamento da maneira mais completa e confortável possível. Por isso uma consulta e um planejamento inicial são muito importantes.
É preciso verificar não apenas a saúde bucal do paciente, mas também obter o máximo de informações sobre sua saúde geral, incluindo dados sobre eventuais medicamentos que ele esteja utilizando naquele momento e que podem de alguma forma interagir com os tratamentos.
Outro aspecto importante nesse contato inicial é procurar entender os desejos e anseios do paciente e da sua família com relação ao tratamento recomendado. Uma pessoa idosa precisa, por exemplo, ter uma boa mastigação para garantir uma melhor digestão dos alimentos.
Um paciente idoso também deve estar livre de focos infecciosos ou inflamatórios na boca, considerando as relações da sua saúde bucal com a sua saúde geral. De fato, a odontologia não deve ser vista à parte – ela deve fazer parte do tratamento multidisciplinar que garante a qualidade de vida na terceira idade.
Camila Dutra é formada pela Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, especialista em Dentística e Estética Dental pela ACDC e pós-graduada em Próteses e Próteses Sobre Implante e em Harmonização Facial pela Universidade de Harvard. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e da American Dental Association (ADA), atua há mais de 20 anos em Campinas na clínica que leva seu nome.
fonte: Diário Campineiro – https://diariocampineiro.com.br/odontogeriatria-a-arte-de-cuidar-da-saude-bucal-dos-idosos/