Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo ficará sem dente após a colocação do pino do implante. Porém, com o avanço das técnicas e materiais, hoje é possível realizar o chamado implante com carga imediata, isto é, o paciente realiza o implante e já sai o dente no mesmo dia da cirurgia.

A prótese colocada no dia é provisória e deve ser trocada por uma definitiva após um período de 60 a 90 dias. Porém nesse período de espera, o paciente possui suas necessidades estéticas supridas, já que não fica nenhum dia sem o dente.

O sucesso deste tratamento está diretamente relacionado ao planeamento e aos cuidados pós-operatórios. O profissional pedirá exames complementares, como radiografias, para verificar quando é possível realizar este tipo de implante.

A diferença principal entre o tratamento carga imediata e o convencional é que no primeiro dia os dentes já ficam fixos e a pessoa adquire uma estética imediata. A coroa ou prótese é ajustada de forma a evitar qualquer tipo de força sobre si mesma. Em casa, o paciente deve tomar todos os cuidados, como evitar forças excessivas, tomar todos os medicamentos e realizar uma higienização criteriosa.

Assim como em todos os tratamentos, é preciso ter o acompanhamento do cirurgião-dentista e fazer os retornos periódicos sempre que solicitado, para acompanhar a cicatrização, a formação de osso e o planejamento da prótese definitiva que reabilitará o paciente para uma melhor qualidade de vida.