Porque o check-up é tão importante

O cirurgião dentista é o profissional capacitado para analisar e cuidar das estruturas da face e da boca, além da sua relação com o resto do organismo, afinal a saúde bucal esta intimamente ligada a nossa saúde sistêmica. Em uma consulta odontológica é possível identificar sinais e sintomas de problemas de saúde que muitas vezes o paciente desconhece que tem. Além disso, a boca é a principal entrada de bactérias para o resto do organismo, e, portanto é importante mantê-la saudável para prevenir maiores problemas.
Sabemos, por exemplo, que infecções dentárias podem ocasionar danos maiores como problemas no coração e infecções generalizadas. Em casos extremos podem deixar sequelas e levar o paciente a óbito. Apesar disso, muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção ás doenças da boca e dos dentes ou optam por tratamentos paliativos, receitas caseiras ou por profissionais desconhecidos.
É preciso incluir em seu check-up a visita ao cirurgião dentista para análise dos dentes, língua, gengiva e demais tecidos da boca. Muitas vezes, o processo de formação da doença é silencioso e neste momento o profissional pode detectar com antecedência e prevenir problemas futuros. Além disso, é de fundamental importância que este profissional seja capacitado e de sua confiança, afinal sua saúde é seu maior bem.