Ortodontia: estética e saúde

ago 17, 2020 | Artigos | 0 Comentários

Muitas pessoas procuram o tratamento ortodôntico para alinhar os dentes, porém é muito importante saber que este tratamento está diretamente ligado a saúde do paciente. Uma oclusão (relação entre a maxila, mandíbula e os dentes) com problemas pode trazer diferentes prejuízos ao paciente, como dor de cabeça e enxaqueca, retrações gengivais e até perda dos dentes, sendo que nem sempre estes sinais são percebidos precocemente sem ajuda de um profissional. Em alguns casos o paciente se “acostuma” com esta oclusão errada e nem imagina todos os problemas que estão relacionados.

A boa notícia é que a odontologia é uma das áreas da saúde que mais se desenvolveu nos últimos tempos, e está extremamente ligada aos avanços tecnológicos. Assim, os tratamentos ortodônticos que são cada vez mais rápidos e menos traumáticos para o paciente. Hoje é possível oferecer diferentes tipos de tratamentos de acordo com a necessidade de cada caso, podendo contar com a possibilidade de aparelhos mais estéticos e práticos. Uma prova disso são os alinhadores Invisalign, que são removíveis e praticamente invisíveis. Seu uso é confortável e de fácil adaptação em diferentes estilos de vida.

É importante entender que o tratamento ortodôntico não tem apenas a função de alinhar os dentes para obter um sorriso mais bonito. Os aparelhos têm como objetivo melhorar a oclusão, isto é, a maneira como os dentes se relacionam entre si em funções básicas como a mastigação, fala e respiração. Assim, um tratamento de sucesso dependerá de uma boa tecnologia, mas também de um profissional capacitado para fazer um bom delineamento e acompanhamento deste processo.

Assim, é preciso procurar um cirurgião dentista para que ele possa oferecer as diferentes opções de aparelho ortodôntico, levando em consideração a alteração que deve ser corrigida, os desejos e rotina do paciente, tempo disponível para tratamento, entre outras variáveis. Nunca é tarde para procurar tratamento e melhorar sua qualidade de vida e autoestima.

Quer saber mais sobre ortodontia? Clique aqui !

× Como posso te ajudar?