Por que toda gestante deve fazer acompanhamento odontológico?

A gestante deve procurar o consultório odontológico durante toda a gestação, pois a saúde bucal está extremamente ligada a boas condições gerais de saúde, e portanto, uma gestação saudável. É preciso estar atento aos focos de infecção e inflamação dos dentes e gengiva, que inclusive podem se agravar diante das alterações hormonais que a gravidez traz ao corpo da mulher. Assim, o cirurgião dentista será capaz de prevenir diversas doenças e orientar como deve ser feita a higienização em casa para prevenir problemas mais graves, sendo que em alguns casos estas inflamações bucais podem até se associar a partos prematuros.

Além deste acompanhamento clínico, a mãe começara a ter contato também com o odontopediatra. Com o auxílio deste profissional, ela receberá todas as orientações prévias ao nascimento do bebê, principalmente em relação à amamentação, higiene da boca do bebê e controle de hábitos como chupeta e mamadeira. O nascimento do bebê é um momento encantador, mas também de muitas dúvidas e a amamentação é uma das fases mais difíceis para a mãe, pois neste período podem ocorrer algumas intercorrências como dificuldade na pega, fissuras na pele, frequência e intervalo entre as mamadas, entre outros. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve ser bem orientado para que ocorra da melhor maneira possível e seja proveitoso tanto para o bebe quanto para a mãe. É importante ainda falar que o próprio bebe deve passar por consulta com o dentista antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos.

Assim, o cirurgião dentista deve fazer parte da rede de apoio e da rotina das gestantes no período pré e pós-natal, para que ela possa passar por esse momento da maneira mais saudável e tranquila possível.

Quer saber mais sobre o acompanhamento odontológico de gestantes? Clique aqui !